A aplicação de fertilizantes compostos com micro e macronutrientes via corte de soqueira ou via “drench” é uma excelente fonte de remuneração extra para o produtor, via aumento de produtividade. Esta prática, quando utilizada com produto equilibrado, quelatizado de alta solubilidade e compostos que permitem máxima absorção pelas plantas, pode ser utilizada ao longo de toda a safra.
A condução nutricional adequada da soqueira busca fomentar o máximo de brotação, vigor e longevidade dos perfilhos. O correto suprimento de nutrientes e outros compostos compatíveis permitirá resultados expressivos para as soqueiras de todos os manejos varietais (precoces, médias e tardias) e épocas de corte (pré-seca, seca, pós-seca e verão).
Os principais nutrientes para o início da brotação de soqueira, são Boro, Enxofre, Manganês, Molibdênio, Nitrogênio, Cobre e Zinco. Além destes nutrientes, o processo de quelatização, ou seja, a complexação com compostos orgânicos de cada molécula, permitirá maior solubilidade para absorção pela planta via raiz, ou folhas.
Abaixo estão relacionados os nutrientes, suas principais características agronômicas e funções no metabolismo da soqueira:
- Boro – alta mobilidade no solo e pouca na planta; atua no metabolismo de crescimento da planta, enraizamento e transporte de açúcar;
- Manganês – baixa mobilidade no solo e na planta; atua no metabolismo da fotossíntese e crescimento da planta;
- Molibdênio – alta mobilidade no solo e na planta; atua na fixação biológica de nitrogênio no solo e assimilação deste pela planta;
- Nitrogênio – alta mobilidade no solo e na planta; função estrutural participando de compostos orgânicos e processos fisiológicos que atuam no crescimento e desenvolvimento da planta;
- Cobre – baixa mobilidade no solo e na planta; atua na fotossíntese, respiração, metabolismo de proteínas e metabolismo para compostos de resistência contra patógenos;
- Zinco – baixa mobilidade no solo e na planta; responsável pela síntese de aminoácido (triptofano), síntese de proteína e crescimento vegetal.
Estes elementos são deficitários na maioria dos solos brasileiros, portanto a aplicação de fertilizante equilibrado no momento inicial do desenvolvimento da cultura, torna-se essencial para garantia de produtividade.
A aplicação de fertilizantes líquidos de alta solubilidade e estabilidade de calda, permitem fácil manuseio e rendimento operacional em aplicações simultâneas com defensivos para controle de pragas de solos (corte de soqueira ou “drench”).
Portanto, a oportunidade para aplicação simultânea de fertilizantes equilibrados com nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial de soqueiras, torna-se uma alternativa de incremento de produtividade de baixo custo, maximizando lucro.
Autor: Diego Marsão - Gerente Comercial Union Agro
Contato
(14) 3283-9250
mkt@unionagro.com.br
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©