A cana-de-açúcar é uma cultura altamente tecnificada, que compõe uma complexa cadeia produtiva por trás da exportação dos seus derivados. Por isso, cada vez mais, os produtores investem não apenas em soluções para aumentar a quantidade produzida (TCH – toneladas de cana por hectare), mas também a qualidade (ATR – açúcar total recuperável).
O ATR representa a capacidade da cana em ser convertida em açúcar ou álcool através dos, ou seja, o cálculo do ATR está atrelado ao preço dos derivados da produção, oscilando de preço de acordo com os mesmos.
Para atingir altos níveis de ATR, é preciso que a planta esteja fisiologicamente pronta em seu estágio de maturação, que pode ser mais bem manejado ou mesmo antecipado, com técnicas para reduzir a síntese de hormônios de juvenoides, reduzindo ou mesmo inibindo o crescimento apical e gerando assim o acúmulo de sacarose no colmo. Atualmente existem diversos produtos comerciais e trabalhos realizados, que demonstram ganho de ATR e benefícios para planejamento de safra do produtor.
A nutrição entra neste cenário, de forma mais recente e com resultados ainda mais interessantes: a chamada “maturação nutricional”, consiste na aplicação de produtos com balanço nutricional voltado para a translocação de açúcares e aplicados via folha, junto ou antecipadamente ao maturador convencional. A aplicação de nutrientes como nitrogênio, potássio, boro, magnésio e zinco criam uma “poupança ainda maior” de sacarose na planta e possuem grande sinergia com as ferramentas tradicionais.
Em canaviais com restrição de aplicação com os maturadores químicos, pode-se optar apenas pelo maturador nutricional, podendo evoluir no acúmulo de sacarose sem interferir no crescimento apical da cana-de-açúcar.
Essas ferramentas podem ser usadas não apenas para acúmulo de açúcar, mas também para a inibição do florescimento, que talvez seja, um dos piores cenários para o canavieiro em relação a qualidade (ATR).
Autor: Gustavo Esteves Cambaúva - Representante Técnico de Vendas da Union Agro
Contato
(14) 3283-9250
mkt@unionagro.com.br
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©